Você sabia que o ideal é fazer escovação dental diária no seu animalzinho?
- radiopopularoficia
- 22 de ago. de 2020
- 1 min de leitura

Se não escovarmos os dentes dos nossos amigos peludos, a sujeira somada com bactérias forma um biofilme ou placa bacteriana, que com o tempo, se não for removida, mineraliza e forma o famoso tártaro ou cálculo dentário.
Depois de formado, na maioria das vezes só conseguimos retirar todo o tártaro por remoção mecânica, realizando a tartarectomia (limpeza de tártaro).
O tártaro causa um processo inflamatório periodontal que leva ao aparecimento de: mau hálito; gengivites; retração gengival; exposição das raízes dos dentes (se não tratado: amolecimento e queda dos dentes); e diversas outras infecções.
Alguns animais apresentam mais ou menos tártaro dependendo de sua idade, dieta, raça e resposta imunológica.
A escovação diária (pasta e escova próprias para animais) retarda a formação do tártaro por fazer remoção do biofilme. Ração seca e ossinhos mais duros também ajudam nessa prevenção.
Aprendα αquı α escovαr (https://t.me/caesegatos/4099).
Há produtos veterinários que prometem retirada do tártaro. Antes de utilizar qualquer produto consulte o Médico Veterinário do seu animal para saber se ele aprova o produto, e também para acompanhamento.
No check-up anual do seu animalzinho o Médico Veterinário vai te orientar quando for necessário fazer a tartarectomia, e lembre-se: tártaro é coisa séria.
Comments